Paraty de fato é o nosso lugar preferido no mundo e preparamos esse post com muito carinho para mostrar todos os lugares que já conhecemos e amamos por lá s2
Esse post será constantemente atualizado conforme a gente descobrir lugares novos em Paraty e sempre que a gente atualizar, avisaremos no nosso Instagram 🙂
Acompanhe nossas viagens em tempo real através do nosso Instagram: @viajecasal
Centro Histórico
O Centro Histórico de Paraty é considerado “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” (UNESCO). Além disso também é considerado Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN.
As ruas do centro histórico são mega charmosas!!!! Impossível passar por lá e não querer tirar uma foto pelo menos (nós já tiramos dezenas hehe). Elas foram traçadas do nascente para o poente e do norte para o sul. Todas as construções eram regulamentadas por lei. O que fez manter o padrão e a beleza de lá.
O charme é ainda maior por não poder circular carros pelas ruas, o que mantem um encanto todo colonial. Outro charme é a invasão das águas pelas ruas durante as marés na lua cheia, os apaixonados por fotografia aproveitam para tirar fotos incríveis com o reflexo das águas. A gente tentou algumas vezes hehe
Atualmente os inúmeros casarões com portas coloridas são lojas, pousadas ou restaurantes. Adoramos passear por lá tanto de dia como de noite. É uma delícia!!!!




Fique atento à programação de eventos da cidade, sempre tem algum show, peça ou exposições na cidade! Programação de eventos em PARATY.

Baía de Paraty e suas incríveis ilhas
Ahhhh, a nossa parte preferida em Paraty!!!! A baía possui mais de 360 ilhas!!!! Dá pra conhecer 1 ilha pra cada dia do ano! Estamos longe ainda de conhecer tudo por lá, infelizmente. Por isso voltamos muitas vezes. Sempre existe um lugar novo e lindo pra conhecer!
Paraty faz parte da Costa Verde, no sul do estado do Rio de Janeiro. As águas são predominantemente verde esmeralda e cada ilha que conhecemos nos apaixonamos mais!!!
Como chegar até essas ilhas?
DE VELEIRO
Na nossa opinião a melhor opção!! É a união da hospedagem + passeios. Imagine já acordar no paraíso? Ver o pôr-do-sol todos os dias!! Sentir a natureza e se conectar com ela!!! Sem dúvidas é uma experiência única!!! Mas caso você não queira se hospedar no veleiro, existe a opção de Day Charter (passeio durante todo o dia e retorno pra Paraty).
Veleiros que SUPER indicamos:
- Veleiro Beijupirá: Um veleiro INCRÍVEL! E seus donos, Priscila e Cláudo são mais incríveis ainda! O veleiro é enorme, MEGA confortável, e dormem tranquilamente 8 pessoas. Já nos hospedamos nesse veleiro 3 vezes e queremos maaais. Para saber sobre valores, roteiros e maiores informações, entre em contato com a Priscila: 011-97401-3337 e fale que foi indicação nossa que você GANHARÁ uma GARRAFA DE VINHO! =)

- Veleiro Hashtagsal: O veleiro mais famoso do Brasil! hehe Sério mesmo. Os donos do Veleiro, Adriano e Aline, são donos do canal no Youtube: Hashtag Sal, o maior canal do universo náutico no Brasil! Atualmente eles trocaram o veleiro por um maior e estão no sul do Brasil, mas eles ficaram uma boa temporada em Paraty (acredito que voltarão). Te garanto que fazer um charter com eles te renderá histórias incríveis. Já fizemos passeio com eles 3 vezes. Aprovadíssimo!!!
Charter com o Hashtag Sal. Foto: Viaje Casal
- Veleiro Vadio/Darwin: Um casal super do bem! Voca e Rosane são extremamente atenciosos e hospitaleiros. Não nos hospedamos com eles AINDA, hehe mas já passamos uma tarde no veleiro deles tomando um cafezinho e conversando. A história do Voca sobrevivendo a um incêndio numa plataforma de petróleo foi contada no canal que mencionei acima, e se você tiver curiosidade em conhecer, os links são esses: Episódio parte 1 – Episódio parte 2. Te garanto que vale a pena assistir os vídeos e conhecê-los pessoalmente. O veleiro deles é lindo e estamos doidos para passar uns dias lá.
ATUALIZAÇÃO (14/09/2021): Infelizmente o veleiro naufragou em alto mar enquanto navegam pelo nordeste, foram resgatados por pescadores e estão bem, mas não estão mais trabalhando com aluguel de veleiro, essa história também pode ser assistida no link O naufrágio do veleiro Darwin, vale a penha conhecer.
PASSEIO DE LANCHA
- Sunset boats: A Sunset é uma empresa que possui algumas lanchas disponíveis para passeio e está incluso além do skiper (pessoa que irá dirigir o barco) , frutas, toalhas, água e gelo. Fizemos passeio com eles até o Saco do Mamanguá, Ilha dos Cocos e Restaurante do Engenho. Os passeios podem ter até 5 paradas e dura o dia todo.

PASSEIO DE ESCUNA
Opção mais barata mas que é possível conhecer algumas das ilhas. Os passeios costumam durar 5hrs e fazem pelo menos 4 paradas. A escuna que a gente já fez passeio e indica é a Estrela da Manhã (a maior escuna de Paraty, segura, com restaurante à bordo e roteiros lindos).


BARQUINHOS SAINDO DO CAIS
Não fizemos passeio com esses barcos ainda, mas é muito fácil encontrar um deles e negociar seu roteiro no próprio cais. Os passeios são mais privativos que das escuna e no próprio cais é possível encontrar um barquinho disponível. Você pode escolher até pela cor que quiser hehe Tem de todas as cores e tamanhos.

APENAS TRAVESSIA IDA E VOLTA
Essa é uma opção para quando você quer passar o dia em 1 única ilha. Sabemos que existe essa opção de travessia da praia de São Gonçalo até a Ilha do Cedro ou Ilha do Pelado e da praia de Paraty Mirim até o Saco do Mamanguá. Basta chegar em uma dessas duas praias que verá placas de travessia até esses locais. Nós pagamos 20 reais ida/volta por pessoa em Jan/2018 para a Ilha do Cedro.
ILHAS QUE CONHECEMOS E ADORAMOS
llha do Cedro
O que vou encontrar lá? Bar da Dita, trilha e uma paisagem linda!!! O mar é bem clarinho e calmo. Se der sorte (como nós hehe) poderá ver golfinhos pelo trajeto de veleiro.
Como chegar? Veleiro, lancha ou travessia saindo da praia de São Gonçalo.


Ilha da Cotia
O que vou encontrar lá? 2 prainhas lindas, uma com pedras e outra sem pedras e com mar calminho e com estrelas do mar. As duas prainhas se interligam por uma “trilha” que não leva nem 1 minuto hehe
Como chegar? Veleiro, lancha ou de alguma escuna que tenha essa ilha no roteiro.


Saco da Velha
O que vou encontrar lá? Uma gruta no canto esquerdo da praia e um mar super verde e calmo.
Como chegar? Veleiro, lancha ou de alguma escuna que tenha essa ilha no roteiro.

Praia da Lula
O que vou encontrar lá? O mar lá é o mais verde de Paraty na nossa opinião! A praia é mais cheia pois os passeios de escuna passam por lá. Mas vale a pena conhecer!
Como chegar? Veleiro, lancha ou de alguma escuna que tenha essa ilha no roteiro (a escuna Estrela da Manhã tem um roteiro que passa nessa praia).

Ilha Comprida – Aquário Natural
O que vou encontrar lá? MUITOS peixes! Sim, MUITOS! hehe Prepare o snorkel e se jogue na água! Não possui praia, é apenas uma parada para mergulho.
Como chegar? Veleiro, lancha ou de alguma escuna que tenha essa ilha no roteiro (a escuna Estrela da Manhã tem um roteiro que passa nessa praia).

Lagoa Azul
O que vou encontrar lá? É apenas uma parada para mergulho sem praia. A água é bem azul e pude ver alguns corais com snorkel.
Como chegar? Veleiro, lancha ou de alguma escuna que tenha essa ilha no roteiro (a escuna Estrela da Manhã tem um roteiro que passa nessa praia).

Praia Vermelha
O que vou encontrar lá? Água bem verde!!! Em alguns períodos do ano a vegetação da praia fica avermelhada. No canto esquerdo da praia possui um cantinho com várias pedras e é uma boa levar snorkel.
Como chegar? Veleiro, lancha ou de alguma escuna que tenha essa ilha no roteiro (a escuna Estrela da Manhã tem um roteiro que passa nessa praia).

Forte Bom Jardim
O que vou encontrar lá? Uma faixa de areia bem pequena, uma trilha rápida até um ponto alto que possui o forte e uma vista LINDA!
Como chegar? Veleiro, lancha ou de alguma escuna que tenha essa ilha no roteiro.

Praia dos Vagabundos
O que vou encontrar lá? Velejadores de todo o mundo! hehe Parada “obrigatória” dos veleiros que estão viajando pelo mundo. E ponto de encontro dos velejadores da região. Já brincamos de vôlei e comemos churrasco com nossos amigos velejadores por lá!
Como chegar? Veleiro ou lancha.

Saco do Mamanguá
Ouvimos dizer que é o único fiorde brasileiro. E de uma coisa não temos dúvida, o lugar é fantástico! O Saco do Mamanguá é uma entrada de mar com 8 km de extensão e 2 km de largura. Possui 33 praias e 8 comunidades caiçaras!!! Que vontade de explorar cada cantinho desse lugar!!!!!!!
Como chegar? De veleiro, de lancha ou de barquinhos que fazem a travessia saindo da Praia de Paraty Mirim.

Pico do Pão de Açúcar:
A famosa foto do Saco do Mamanguá vista de cima só é possível se você encarar uma trilha (considerada difícil) com duração de aproximadamente 1 hora até o Pico do Pão de Açúcar.
Finalmente fizemos essa trilha que estava nos nossos planos a um tempão.
A trilha é realmente bem cansativa, são “só” 1,5 km , mas a trilha toda é em subida bem íngreme.
Faça de tênis! Tem gente que arrisca fazer descalço mas não aconselhamos não.
O início da trilha fica na praia do Cruzeiro.




Restaurante do Dadico:
Super famoso na região. Infelizmente ainda não conhecemos, mas está na nossa lista.
Deixo anotado aqui para você não deixar de passar por lá se estiver no Mamanguá. Nossos amigos dizem que vale a pena conhecer!
Praia do Jabaquara
A praia mais próxima do centrinho histórico. Lá existem quiosques e restaurantes na orla da praia, , vagas para estacionar o carro e o mar é super calminho (sem onda) e ideal para crianças.
A cor da água não é clarinha como nas outras praias e ilhas mais afastadas mas vale passar um dia curtindo a praia. Essa é aquela praia bem típica para comer uma porçãozinha de frente pro mar, jogar vôlei e ouvir uma musiquinha em algum dos quiosques.


Praia de Paraty Mirim
Ainda não conhecemos. Mas está estre as principais praias para se conhecer em Paraty.
Daqui dessa praia que saem os barquinhos de travessia até o Saco do Mamanguá caso você não opte por ir de veleiro saindo de Paraty (a nossa opção preferida).
Praias de São Gonçalo e São Gonçalinho
Daqui dessas praias que saem os barquinhos de travessia até a Ilha do Cedro ou Ilha do Pelado caso você não opte por ir de veleiro saindo de Paraty (a nossa opção preferida).
Não ficamos nessas praias, só pegamos barco até a Ilha do Cedro. Mas pelo pouco que vimos as praias são lindas, de águas calminhas e tinham quiosques.
Praia de Trindade
Trindade fica à 30km do trevo de Paraty. Conhecemos pouquíssimo Trindade. Passamos apenas 1 dia por lá, e 2 dias seriam ideias pra curtir mais.
Praia do meio: A Praia do Meio ou dos Codós é uma pequena baía. A praia é “interrompida” por uma formação rochosa de onde se vêem as outras praias e o mar aberto.
No finalzinho da praia, existe um rio e o início da trilha para a Praia do Cachadaço.
Praia do Cachadaço: Praia linda e maior (cuidado pois há trechos com bastante correnteza).
No fim da praia, passando por algumas pedras começa a trilha até a piscina natural do Cachadaço.
Piscina natural do Cachadaço: O Cachadaço é uma piscina natural protegida por enormes pedras vulcânicas. Nós não conseguimos chegar até essa piscina natural pois fomos tarde e a maré havia subido. Então não conseguimos passar pelas pedras para pegar a trilha. Dica: vá de manhã. Existe opção de ir/voltar de barco saindo das praias dos Ranchos e do Meio.
Dizem que a piscina é linda e que vale a pena levar Snorkel.
Rua principal com lojinhas e restaurantes: A Rua Principal é onde ficam os restaurantes e lojinhas da cidade.
Jantamos apenas 1 noite por lá, e adoramos a pizza do Restaurante Loucos & Malucos , que é o nº 7 no ranking de melhores restaurantes de Trindade segundo o TripAdvisor.
Cachoeiras
*Não conhecemos as cachoeiras AINDA. Deu pra perceber que Paraty tem lugares demais para conhecer né? hehe
Cachoeira do Tobogã: Uma das mais visitadas de Paraty. É ponto de parada dos passeios de Jeep. Essa cachoeira é famosa devido à uma grande pedra lisa por onde corre o fluxo de água, e forma uma espécie de “tobogã” natural até uma piscina natural.

Cachoeira da Jamaica: Fica na estrada Paraty – Cunha, e apesar de estar no mesmo caminho das famosa cachoeira do Tobogã, dificilmente as agências de passeio levam os turistas pra lá. Não há placas de sinalização para a entrada da cachoeira, apenas um portãozinho de madeira, alguns metros depois da Pousada Canto do Curió.
Cachoeira e Praia do Iriri: Essas ficam a beira da BR 101, também sentido RJ, uns 20km do trevo de Paraty. O acesso é mole, pois tem placas e estacionamento na beira da estrada. Do lado direito a trilha para a praia e do outro lado a Aldeia Pataxó, onde inicia a pequena trilha até a cachoeira. A praia é calma, com águas esverdeadas não muito geladas e sem vendedores. O estacionamento sempre terá um carinha cobrando por volta de R$ 10,00. Atravessando a pista, se chega a aldeia que controla a entrada de turistas para a cachoeira e o acesso só é permitido pelos índios aos finais de semana
Cachoeira da Graúna: Também de fácil acesso, o bairro da Graúna fica a cerca de 12km do trevo e tem um ar bem rural ainda. Logo na entrada uma estradinha com campos e pastos e ao fundo as montanhas, onde ficam as cachoeiras. Num certo momento, a estrada bifurca e para ambos os lados há opções de rios com piscinas naturais, mas o mais indicado é manter a direita que leva ao poção. O acesso de carro vai até uma porteira de madeira, e dali pra frente vai a pé numa caminhada não muito longa, mas sempre subindo. Há placas avisando as cachoeiras
Cachoeira do Saco Bravo: Acesso difícil, mas pelas fotos a vontade de encarar a trilha só aumenta!
O acesso da trilha até essa cachoeira é pela Praia da Ponta Negra e para chegar até a Praia da Ponta Negra também é necessário pegar uma trilha (ou barco).
A trilha da Praia da Ponta Negra até a Cachoeira do Saco Bravo tem uma duração de 4 horas (ida e volta em um bom ritmo) e uma distância de 8 km (ida e volta).

Restaurantes
Margarida Café: Nosso preferidooooo! Além de ser um restaurante com pratos deliciosos, de ter uma variedade grande (carne, frutos do mar, massa, pizza, drinks, pães), rola música ao vivo à noite e padaria com pães incríveis de manhã.
Caminho do Ouro: Super bem avaliado no Tripadvisor(3º melhor de Paraty). Pratos refinados, muito saborosos e ambiente agradável.
Quintal Verde: Um ótimo custo-benefício. Preço justo e pratos gostosos e bem servidos.
Sorvete Finlandês: A melhor sorveteria na nossa opinião! O carro chefe é o sorvete de Mascarponi. Muitoooo bom! Quando estamos em Paraty vamos todos os dias hehe
Sorveteria Pistache: Ótima sorveteria. É uma rede de sorveteria que é possível encontrar em outras praias do litoral (já vimos em Ubatuba – SP). Sorvete muito bom também!
Hospedagem
Hospedagem em veleiro: de longe a nossa opção preferida!!!! Como disse lá no começo do post, você une a hospedagem com os passeios. Ou seja, você já acorda no paraíso!
Pousada Fruto da Terra: Muito charmosa!!! Nossa pousada preferida. São poucos quartos, todos com hidro privativa e um café-da-manhã maravilhoso!
Pousada Palmeira Imperial: Ótimo custo benefício. Quartos confortáveis, hidro grande e piscina. Além do café-da-manhã ser uma delícia.
Pousada Rumo dos Ventos: Preço super bom. Quartos confortáveis e café-da-manhã simples.
Estrada de Cunha
Cunha está colada com Paraty, e pra quem vem de SP (Ayrton Senna) é possível pegar a serra de Cunha para chegar em Paraty, nós sempre vamos e voltamos de Paraty por Cunha.
No caminho de Cunha existe algumas opções de parada:
Lavandário:
Para saber mais sobre preços e dias/horários de atendimento, acesse: http://www.lavandario.com.br/home

Tudo da Roça: Sempre paramos aqui para comer. O pão de queijo, o sanduíche de shitake e o brownie são as nossas escolhas preferidas.

Pico da Macela: Um mirante na serra de Cunha que dá até para o ver o mar dependendo do clima. Ainda não fomos mas está na listinha e colocamos aqui pra você também ir =)
Esperamos que tenha gostado desse post enorme rsrs porém feito com muito carinho sobre a nossa cidade preferida no mundo!!!!
Acompanhe nossas viagens em tempo real através do nosso Instagram: @viajecasal
PARATY
Tu és encantadora,
uma obra de arte!
Tão romântica,
um paraíso à parte!
Tão bela,
impressionante!
Singular,
parece flutuante!
Tão graciosa
com tanta beleza!
O mar passeia na rua
nessa Nova Veneza!
A natureza no seu capricho,
me seduz e não resisti!
Esse paraíso em meio à natureza
é um presente para ti!
Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia
show Sebastião! Muito bonito! Obrigado por compartilhar com a gente! Abraços e Boas Viagens sempre!
Eu e meu marido estamos indo a Paraty pela primeira vez hoje, dia dos namorados, e ficaremos lá por quatro dias. Adorei suas dicas, não sabia que era possível a hospedagem em veleiro; já estou pensando na próxima vez em que voltarmos e será num veleiro que ficaremos!! Rsrs
Parabéns pelo post! Te seguirei lá no Instagram.
Abraços!!
Olá Cris! Que show, nós somos suspeitos para falar de Paraty, nosso lugar preferido no mundo.
A hospedagem em veleiros é muito desconhecida mesmo, o que deixa ainda mais legal pois ainda é uma hospedagem ainda sem vícios muito “comerciais” e muito mais aconchegante. Fora que a enorme maioria dos barcos contam com anfitriões com muitas histórias legais sobre como é morar e trabalhar a bordo de um veleiro. Não deixe de ir.
Quando puder, nos chame lá no Instagram para nos contar como foi a viagem para Paraty, qual hospedagem ficou, queremos sempre conhecer mais lugares por lá!
Abraços e boas viagens sempre!
Olá, nós vamos pra Paraty no Natal e meu marido é cadeirante, quais são as minhas opções de praia e passeio pra ir com ele.
Olá Luciana, tudo bem?
Infelizmente a cidade tem muito pouca acessibilidade, principalmente no centro histórico onde o piso é todo em pedras grandes.
Mas uma praia ótima é a Jabaquara, tem estacionamento público com vagas reservadas para quem é cadeirante em frente a faixa de areia! Lá tem quiosques com ótimas porções e drinks! Vão adorar!
Uma opção (não tão barata) é um passeio de veleiro com a WindCharter, recentemente li esse post de um cadeirante que fez esse passeio:
https://windcharter.com.br/pt/blog-det.php?id=71
Boa viagem!