Passamos 2 dias em Curitiba em novembro de 2017 e não podíamos deixar de fazer o famoso passeio de trem pela serra do mar, que vai de Curitiba até Morretes.
Esse passeio de trem é considerado um dos 10 mais espetaculares do mundo segundo o jornal inglês The Guardian.
Veja a matéria abaixo:
10 viagens ferroviárias espetaculares – THE GUARDIAN
Acompanhe nossas viagens em tempo real através do nosso Instagram: @viajecasal
Se você estiver planejando uma viagem para Curitiba, então inclua esse passeio no seu roteiro, reserve um dia todo para ele e, se possível, compre o voucher com antecedência. Em feriados, por exemplo, os vagões costumam se esgotar rápido.
Essa travessia passa por paisagens de tirar o fôlego, literalmente.
O trajeto passa por Marumbi (onde mochileiros acampam para fazer trilhas), Represa Caiguava, Túnel Roça Nova, Represa do Rio Ipiranga , Viaduto do Carvalho (onde tivemos a impressão do trem estar flutuando), Cachoeira Véu da Noiva, Santuário do Cadeado e várias paisagens incríveis!!!!














Não é a toa que esse passeio é tão famoso e procurado na região!
O trajeto de trem até Morretes dura em torno 3:30hrs à 4:00hrs. São 150 quilômetros cercados de Mata Atlântica onde passa por 30 pontes e 14 túneis cavados na serra coberta em uma ferrovia datada de 1885. Incrível né?!!
Existem vários pacotes com diferentes preços, serviços incluídos e modelos de vagões.
Nós fomos de pacote executivo, que inclui:
- Transfer de van do hotel até a ferroviária;
- Trajeto de trem no vagão executivo até Morretes;
- Lanche;
- Bebidas à vontade inclusos durante o trajeto de trem;
- Almoço típico Barreado em Morretes (sem bebidas);
- City tour de van e a pé em Morretes;
- City tour de van e a pé em Antonina;
- Volta de van pela linda estrada da Graciosa até o hotel.
Para saber mais sobre outros pacotes e preços, acesse https://serraverdeexpress.com.br/. Se quiser mais conforto voce pode optar pelo pacote luxo que já eleito pelo The Wall Street Journal como um dos 03 passeios de luxo mais interessantes do mundo. Mas atente-se: se o objetivo é tirar lindas fotos da paisagem este não é o pacote ideal, pois o vagão é todo climatizado e não pode abrir as janelas, como compensação o interior é decorado luxuosamente inspirado nos anos 30.
Os guias Flávia e Mauro arrasaram! Foram incríveis do começo ao fim! Super indicamos!! O Mauro é um historiador nato, conhece tudo mesmo do passeio. E a Flávia é o amor em pessoa!
E sem palavras para a Serra Verde Express !!! Passamos um dia incrível e vivenciamos essa super experiência graças a vocês! Obrigado!!!!
Sobre Morretes
Morretes é uma das cidades do litoral paranaense. Possui 17mil habitantes e seu estilo colonial Português é puro charme!
Morretes significa pequenos morros e as montanhas abraçam a cidade e aumentam ainda mais o seu charme!!!
O turismo move a cidade. E o passeio de trem contribui muito!



Lá é fabricada a cachaça morretiana que já foi premiada como a melhor do Brasil. Na cachaça é acrescentado Acataia (uma planta da região).
Além da cachaça, Morretes é um grande produtor de banana! Na cidade facilmente encontrará lojinhas e barracas vendendo balas e banana, cachaças de banana, sorvete de banana, etc.
O prato típico da região é o Barreado. A maioria dos restaurantes servem esse prato e vale a pena experimentar! O Barreado é feito com carne bovina que é cozida de 10 a 15 horas com bacon, alho, cominho, cebola e louro. Serve-se acrescentando farinha de mandioca em um prato fundo e logo em seguida colocando a carne e seu caldo que ficam numa panela de barro. É FANTÁSTICO! Nós adoramos!!!
Nós comemos o Barreado no Restaurante Serra Verde. O almoço estava incluído no nosso pacote (bebidas a parte).


Após almoçar, alugamos uma bicicleta pra cada por 1 hora (15 reais por pessoa). Pedalamos por uma estrada asfaltada e super tranquila! Foi ótimo, pois fizemos digestão do tanto que comemos de Barreado hehe.
Mais info: Calango Expedições



Antonina
Após o almoço em Morretes, seguimos até Antonina de van com os guias incríveis Flávia e Mauro da Serra Verde Express!
Antonina é a terra da banana, do gengibre e do aipim. A cidade está situada a 90 km de Curitiba e a 50 km de Paranaguá.
O nome de Antonina é uma homenagem prestada ao Príncipe da Beira Dom António de Portugal em 1797. Caminhar pelas ruas dessa cidade é como voltar no tempo. Nos encantamos pela vista que a cidade tem para o mar. Uma junção de interior com litoral. Apaixonante né?








Estrada da Graciosa
Voltamos para Curitiba pela Estrada da Graciosa, uma charmosa estradinha de paralelepípedo do século XIX, antigo percurso dos tropeiros.
A Estrada da Graciosa é orgulho dos paranaenses! E não é à toa!!! A estrada foi declarada pela UNESCO como área de Reserva da Biosfera devido a quantidade e diversidade de fauna e flora!!!
Se passar por essa estrada puro chame, apertem os cintos! hehe Elá é encantadoramente linda porém estreita e perigosa. Quando está chovendo as vans não voltam por lá. Tivemos sorte da chuva ter parado horas antes e conseguimos voltar por ela!
O nome Graciosa é porque os portugueses achavam a estrada parecida com uma das ilhas de um arquipélago português.

RESUMÃO DO V.C.
Passeio de trem, pacote executivo: R$269,00 por pessoa.
Aluguel de bicicleta (1 hora) em Morretes: 15 reais / por pessoa
O que está incluso?
- Tranfer de van do hotel até a ferroviária.
- Trajeto de trem vagão executivo até Morretes.
- Lanche e bebidas inclusas durante o trajeto de trem.
- Almoço típico Barreado em Morretes (sem bebidas).
- City tour em Morretes.
- City Tour em Antonina.
- Volta de van pela estrada da Graciosa até o hotel.
Lembrando que existem outros tipos de pacotes, vagões e diferentes preços.
Para saber mais sobre outros pacotes e preços, acesse https://serraverdeexpress.com.br
*Esse passeio teve o apoio da Serra Verde Express. Após algumas conversas e pesquisas estabelecemos uma parceria. Levamos muito a sério o impacto de publicidades em geral e não fazemos parcerias com empresas que não confiamos. =)
Parabéns pela iniciativa. Muito legal esse registro de vocês. Me ajudou a escolher o meu passeio com minha amada 🙂 .
Ficarei de olho nas notícias.
Grato.
Fico muito feliz de ter ajudado Radner!!!!! Boa viagem a você e sua amada!!!! Se inscreva aqui blog gratuitamente, assim vc recebe os posts novos por e-mail 🙂
ótimo post, também me deu uma luz na escolha do trem.
Gente estou apaixonada por tudo isso ! Ainda não resolvemos o que fazer nas próximas férias, mas com certeza esse passeio poderia ser maravilhoso ! Bah show de bola !
Sarah!! Ficamos felizes que tenha gostado! Não vai se arrepender se fizer esse passeio lindo!
Excelentes dicas, parabéns!
Obrigada!! 🙂
achei magnifico o post…..me senti realmente no caminho desse paraiso com vcs…obrigado pelas dicas.
Fico muito feliz que tenha gostado do post =)
bjs,
Ciça
Maravilhosas fotos! Já estava arrependida de ter escolhido essa categoria, mas vcs mudaram minha opnião. Estarei indo em junho e lembrei de tirar fotos tão lindas quanto… Obrigada
Aiii que bom saber que você vai fazer esse passeio e gostou das nossas fotos!! Depois me conta de gostou. Se quiser mandar mensagem no instagram http://www.instagram.com/viajecasal ou para o nosso email viajecasal@gmail.com vou ficar feliz em saber como foi seu passeio =)
Beijos,
Ciça