Porto Rico – uma ilha americana no Caribe

Porto Rico foi a minha primeira experiência no Caribe. Posso dizer que me apaixonei e pretendo voltar com mais tempo.

Fui para Porto Rico sozinha, a trabalho. Pra quem ainda não sabe, sou analista de sistemas e viajante compulsiva em todos os meus dias livres! hehe

Acompanhe nossas viagens em tempo real através do nosso Instagram: @viajecasal

Bom, voltando à essa viagem linda… Porto Rico é conhecido no Brasil por ser berço de sucessos como Menudos, Ricky Martin e agora o cantor Luis Fonsi do famoso hit Despacito.

Me encantei demais por esse país. Não só pela beleza das praias, pelo centro histórico Viejo San Juan ou pela culinária deliciosa. Me encantei também pela hospitalidade das pessoas, por parecer estar em um filme americano, pois vi muitas excursões de estudantes americanos ou grupos de amigos passeando, vários outlets, Walgreens por todo lado hehe…. Tive a sensação de estar nos Estados Unidos em vários momentos, só que com um toque latino rs.

Sobre Porto Rico

Porto Rico é um território dos Estados Unidos, só que cercado por nada mais, nada menos que o mar do Caribe!

Ao leste fica a República Dominicana e à oeste das Ilhas Virgens.

mapa porto rico 2
Fonte da imagem: Google Maps

Porto Rico é composto por um arquipélago de 4 ilhas: a principal Porto Rico e as ilhas menores: Vieques, Culebra (onde fica a famosa praia Flamenco) e Mona. Mais abaixo explico tudo sobre o passeio que fiz a ilha Culebra (incrível!).

mapa porto rico 3
Fonta de imagem: Google Maps

IMPORTANTE: quem vai para Porto Rico precisa de visto americano, já que o país é fortemente ligado aos Estados Unidos! Veja mais nesse link.

Os porto-riquenhos são cidadãos americanos desde 1917.

Os idiomas principais são espanhol e inglês. Praticamente todos falam fluentemente os dois idiomas. E juro que eles são capazes de misturar os dois idiomas na mesma frase na maior facilidade do mundo. O tal do “Espanglês” é MUITO comum por lá!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Moeda: Dólar americano

Idioma: Espanhol e Inglês

Fuso: -1 de Brasília

Visto: Americano

Quando ir

Fique esperto com a temporada de furações que tem início em junho e vai até novembro.

O ano todo faz muito calor em Porto Rico. Mas não deixe de levar uma blusa de frio pois os porto riquenhos adoram ar condicionado BEM gelado.

Como chegar

Sempre pesquisamos nossas passagens pelo site www.kayak.com.br/

Não existe vôos diretos do Brasil para Porto Rico (SJU). Eu optei pela Copa Airlines que faz conexão na Cidade do Panamá, porém existem as opções abaixo que fazem apenas  1 conexão também:

Meu vôo foi pela Copa Airlines e foi bem tranquilo. Desembarquei já dentro da área de embarque para o próximo vôo.

No aeroporto do Panamá existem muitas lojas, então minhas 2 horinhas de espera passaram voando hehe.

Onde Ficar

A maior parte dos hotéis ficam concentrados em San Juan. E foi lá que fiquei também, no hotel Doubletree San Juan.

Achei a localização ótima! Perto de vários restaurantes e à 300 metros da Praia Parque.

O hotel possui transfer gratuito até a praia mas é tão pertinho que fui caminhando e conhecendo a região.

DCIM105GOPROG1244478.
Pôr-do-Sol na Praia Parque à 300m do Hotel. Foto: Viaje Casal

Culinária Porto-Riquenha

Mofongo, o prato típico de Porto Rico: Foi amor à primeira vista hahaha! Eu sinto falta do mofongo aqui no Brasil até hoje!

Mofongo não tem um nome muito bonito e a aparência dele também é discutível hehe. Mas o sabor é realmente incrível!

A massa do mofongo é feita com banana verde, alho e torresmo (chicharrón) . Você pode optar por diferentes molhos: camarão (o meu preferido), carne, vegetais, frango, peixe e outros.

Foto: Viaje Casal

Piña colada: Suco de abacaxi com côco. A opção alcoólica é feita com rum porto-riquenho Bacardí.

Alcapurria:  bolinho frito feito de mandioca e banana verde geralmente recheado de carne.

Lechon Asado: Leitão Assado.

Arroz con gandules: Arroz con gandules é uma combinação de arroz, ervilhas e carne de porco, cozidos no mesmo pote.

Pasteles: É uma massa recheada com carne de porco bem temperada e envolto em folha de bananeira. A massa é feita com banana verde.

Sancocho: Sancocho é uma sopa grossa com carne, legumes e temperos.

O que fazer

Isla Culebra – Flamenco Beach

A praia Flamenco Beach está em 3º lugar no ranking de melhores praias do Caribe e em 6º lugar no ranking de melhores praias do mundo pelo TripAdvisor. Só isso minha gente! Praia bem mediana não é mesmo? hahaha

Com essas posições no ranking, com fotos incríveis na internet e com uma dose de ansiedade que tenho de sobra por aqui, decidi contratar o passeio de barco até a Ilha Culebra duas semanas antes de embarcar aqui no Brasil.

Contratei o passeio pelo site da empresa East Island . Fiz o pagamento por cartão de crédito e agendei o dia, horário e nome do hotel onde eles iriam me buscar para fazer o passeio Culebra Snorkeling Trip.

Tudo funcionou perfeitamente bem e um dia antes do passeio a empresa entrou em contato comigo por celular para confirmar o horário que me buscariam no dia seguinte.

O embarque foi feito na Marina Puerto del Rey en Fajardo, 1 hora de carro de San Juan.

O valor do passeio foi 99 dólares por pessoa + 16 dólares do transfer ida/volta do hotel até a marina.

Estão inclusos: almoço, bebidas (alcoólicas e não alcoólicas), equipamentos de snorkeling e colete flutuante. O passeio teve duração de 6 horas e valeu cada centavo.

O percurso de barco de Fajardo até a Ilha Culebra durou aproximadamente 45 minutos.

Dependendo das condições climáticas, o mar pode estar agitado. Quem costuma enjoar aconselho consultar um médico antes e levar algum medicamento.

Um pouco antes de chegar na ilha, foi feito uma parada para mergulhar em um coral enorme e lindíssimo. Óbvio que peguei a minha Go Pro e fui mergulhar nesse mar de águas quentinhas.

Parada para snorkel nos corais próximo a Isla Culebra Foto: Viaje Casal

DCIM104GOPROG1093521.

Depois dessa parada, seguimos rumo ao paraíso!

Confesso que assim que chegamos na tão famosa Flamenco Beach fiquei observando por alguns minutos aquele mar, aquela ilha, aquele céu….e fiquei agradecendo muito por estar lá e poder ver um lugar tão incrível assim! Superou em 1000% todas as fotos que vi antes pela internet.

Foto tirada do barco assim que cheguei a Praia Flamenco Beach. Foto: Viaje Casal
DCIM105GOPROG1163974.
Flamenco Beach. Foto: Viaje Casal
Foto tirada do barco na Praia Flamenco Beach. Foto: Viaje Casal

Ocean Park Beach

Essa praia fica dentro de um condomínio fechado e como sempre o mar do Caribe não decepciona a gente! haha

Azul turquesa, areia branquinha e mar calmo.

Fiquei nadando por horas nessa praia e pensando o quão sortudos são os proprietários das casas que tem essa vista incrível! Hehe

DCIM105GOPROG1294823.
Praia Ocean Park Beach. Foto: Viaje Casal
DCIM106GOPROG1385517.
DCIM106GOPROG1395574.

Viejo San Juan e Castelo San Felipe del Morro

O centro histórico conhecido como Old San Juan/ Viejo San Juan é puro charme e um dos principais pontos turísticos de Porto Rico.

San Juan é a segunda cidade mais antiga de todas as américas, fundada em 1521 e é patrimônio histórico pela Unesco.

Pronto, olha ai o motivo para não deixar de conhecer Viejo San Juan e caminhar pelas ruazinhas estreitas cheias de casas coloridas e dois castelos (sim, castelos!!!) que me fez sentir estar de volta ao século 18. Incrível!

Castelo San Felipe del Morro

“UAU. QUE VISTA!” Foi exatamente isso que eu disse ao parar em frente ao Castelo San Felipe del Morro. Além da construção ser incrível, a localização do castelo é ainda mais incrível!

Cheguei no final da tarde e fica ainda mais charmoso à noite.

Existe visitação dentro do Castelo, porém não cheguei a tempo. Para saber os horários e preços da visitação acesse o site: www.nps.gov/saju/planyourvisit/

castelo porto rico3
Fonte: www.nps.gov/
castelo porto rico2
castelo porto rico

Casa Bacardi

Fui almoçar no restaurante Georgina (que fica ao lado da Casa Bacardi), que por sinal possui pratos incríveis e em um local mais incrível ainda! Eu particularmente adoro locais abertos, onde eu possa ver a natureza. E esse restaurante é bem do jeitinho que eu gosto! hehe

restaurante bacardi
Restaurante Giorgina. Fonte: http://www.visitcasabacardi.com/georgina/

IMG_5176[1]
Paella – Foto: Viaje Casal
IMG_5174[1]
Guacamole com banana chips – Foto: Viaje Casal

Após o almoço, comprei o ingresso para realizar um tour na Casa Bacardí e conhecer um pouco sobre a sua história. Para saber um pouco mais sobre a Casa Bacardí e sobre os horários dos tours acesse o site: http://www.visitcasabacardi.com/

O tour custou 15 dólares e teve duração de aproximadamente 1 hora, onde foi apresentada a história da empresa e algumas degustações de drinks feitos com o famoso rum Bacardí.

A empresa Bacardí, foi fundada na Cuba em 1862, e mudou para Porto Rico em 1960, quando Fidel Castro expropriou a empresa (mais de 300 empresas privadas passaram pela mesma situação).

Os drinks Piña Colada e Mojito,  famosos por todo mundo são feitos com o rum Bacardí.

IMG_5177[1]
Drink servido durante o tour – Foto: Viaje Casal

Entrada da Casa Bacardí. Foto: Viaje Casal

Compras

Walgreens : existe um Walgreens por todo lado. Quem já foi para os Estados Unidos sabe que essa “farmácia” tem uma variedade enorme de produtos, e remédio por lá é o que menos importa hehe. Em Porto Rico, o Walgreens é igualzinho nos Estados Unidos, inclusive nos preços.

Puerto Rico Premium Outlets: Fica em Barceloneta, aproximadamente 45 minutos de San Juan. Não tive tempo de ir, mas existe uma variedade grande de lojas. Para imprimir cupom de desconto ou ver o mapa, horário de funcionamento e lojas do outlet acesse: www.premiumoutlets.com/outlet/puerto-rico

Principais shoppings:

Outros passeios que ficaram na minha lista para fazer em uma próxima ida à Porto Rico:

– La Cueva Ventana

La Cueva Ventana é uma “janela” em uma caverna com vista para o Rio Grande de Arecibo.

Bom, pela foto já está na posição 1 da minha lista para conhecer assim que voltar à Porto Rico!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Fonte: http://www.puertoricodaytrips.com

Icacos Island & Palominitos Island

As ilhas Icacos e Palominitos são vizinhas e por isso é possível conhecer as duas no mesmo dia. Existem empresas que fazem passeios de barco até elas. A empresa East Island (a mesma que fiz o passeio até Flamenco Beach na Isla Culebra) também faz passeio até essas ilhas.

As ilhas são pequenas e com pouca estrutura. Para quem gosta de praias tranquilas como eu, é uma boa escolha.

east-wind-pg-005
Ilha Icacos Fonte: www.eastislandpr.com

– Bioluminescent Kayak Tour

A bioluminescência é a emissão de luz fria e visível por organismos vivos. Ela ocorre em variados organismos (bactérias, fungos, algas, etc), principalmente no ambiente marinho.

O tour Bioluminescent Kayak é um passeio de caiaque onde é possível ver a reação bioluminescência em contato com o remo e caiaque. Fiquei mega curiosa para ver a água “acesa” em um passeio de caiaque noturno.

a
Fonte: www.shoretrips.com

– El Yunque National Forest

É a maior floresta tropical do Caribe. Um lugar legal para quem gosta de trilhas e cachoeiras.

el yunque porto rico
Fonte: www.viator.com/

– Parque Las Cavernas del Río Camuy

O Parque las Cavernas del Río Camuy é o terceiro sistema de cavernas maior do mundo.

CAMUY-Parque de las Cavernas del Río Camuy^IMG_5590-BIG
Fonte: http://www.puertoricodaytrips.com

– Rincón

Essa é para quem gosta de surf.

Rincón é um município de Porto Rico fundado em 1771 e fica à 150km de San Juan.

Rincón possui muitas das melhores praias para surfe em Porto Rico, incluindo Domes, Marias, Tres Palmas, praia arenosa, praia de piscinas e Rincon Town Beach Plaza.

dennis-rich-em-tres-palmas-porto-rico-foto-tom-casella-0804082357
Fonte: www.swaylocks.com

Como fui à trabalho, não tenho detalhes exatos dos custos de alimentação, transporte e hospedagem pois foram todos pagos pela empresa que trabalho.

O passeio de barco até a Praia Flamenco na Isla Culebra custou 99 dólares por pessoa + 16 dólares do transfer ida/volta do hotel até a marina.

Espero que tenha gostado desse post. Porto Rico é lindíssimo e vale a pena conhecer!

Por Ciça Dessimoni do @viajecasal.

FIQUE CONECTADO FORA DO PAÍS!!!!

Se as nossas dicas te ajudaram de alguma forma, nos ajude a continuar mantendo o blog atualizado adquirindo seu chip pelo link abaixo.

VOCÊ NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO! E nós recebemos uma pequena comissão que utilizamos para manter os custos do site =)

• Chip de celular no exterior: Nós utilizamos em todas as viagens internacionais e sério…ajuda muitooo! Antes mesmo de ser nossos parceiros, a gente comprava o chip e sempre funcionou super bem! Recebemos o chip pelos correios em casa e já colocamos o chip no celular dentro do avião. Assim que chegamos o chip já está funcionando! Ele funciona em mais de 140 países! Para ver os preços e adquirir o chip basta acessar o link: EasySim4u

2 comments

1. Parabéns pelo texto! Difícil hoje em dia encontrar informações objetivas e de qualidade. Você lê e não fica em dúvidas do que fazer. Muito bom! Já vou me programar pro passeio.