14 dias no Chile: roteiro completo de Santiago à Puerto Varas

Estávamos planejando uma viagem ao Chile já há algum tempo e depois de várias pesquisas decidimos explorar a capital Santiago e também conhecer os lagos andinos que vai até o começo da Patagônia já na região sul do país.

Chile, um país com diferentes e encantadoras paisagens para se explorar!

Acompanhe nossas viagens em tempo real através do nosso Instagram: @viajecasal

Quando começamos a pesquisar sobre o Chile para montar o nosso roteiro, ficamos mega indecisos porque tínhamos 14 dias e a vontade era conhecer o Chile de norte a sul hehe.

O Chile tem praias lindíssimas e um deserto incrível no Norte, a poderosa Cordilheira dos Andes que beira a agitada Santiago com suas belas vinícolas no centro e lagos incríveis e muitos vulcões no sul e Patagônia.

Literalmente o Chile agrada a todos os gostos, dá pra curtir uma praia ou esquiar em uma das diversas estações de esqui.

Só para você entender como o Chile é divido, dá uma olhada nesse mapa:

mapa chile

De Arica (extremo norte) até Puerto Williams (extremo sul) são 5.500 km aproximadamente!

Bom, dá pra perceber que tínhamos que escolher apenas uma parte do Chile para explorar nesses 14 dias e não foi nada fácil…

Escolhemos conhecer a parte Central e Sul do país e dividimos nossos dias de uma forma que não precisássemos dirigir por mais de 3 horas sem ter uma parada para comer ou dormir.

Nosso roteiro de Santiago à Puerto Varas

Desembarcamos em Santiago do Chile em Abril/2016 e ficamos por lá durante 4 dias e visitamos os principais pontos turísticos da região central do país. (4 dias em Santiago – clique aqui)

viaje casal
Embalse el Yeso

No quinto dia alugamos um carro (Chilean Rent a Care dirigimos 200 km (2hrs e 30min) até Curicó para almoçar, após essa pausa seguimos viagem até Concepción (mais 300 km / 3hrs e 20min) e nos hospedamos por lá para conhecer o oceano Pacífico e a 2ª maior cidade do Chile. (tudo sobre Concepción – clique aqui)

DCIM102GOPROG0490991.
Praia Caleta Lenga

No sexto dia, após curtir a manhã em Concepción, seguimos viagem até Los Angeles (130 km / 1hr e 50min), uma cidade pequena e aconchegante onde nos hospedamos por 1 noite. (tudo sobre Los Angeles – clique aqui)

los angeles
Praça no centro de Los Angeles

No sétimo dia seguimos viagem até o destino tão esperado: Pucón (270 km / 3hrs e 10min), a cidade mais encantadora do sul do Chile e ficamos por lá 3 dias. (3 dias em Pucón – clique aqui)

DCIM102GOPROG0591267.
Ojos Caburga

No décimo dia saímos de Pucón em direção a Frutillar (296 km / 3hrs e 30min) onde fizemos uma parada para conhecer essa charmosa cidadezinha (tudo sobre Frutillar – clique aqui) e depois seguimos viagem até a linda Puerto Varas, onde ficamos mais 2 dias (2 dias em Puerto Varas – clique aqui).

DCIM103GOPROG0782269.
Frutillar
DCIM103GOPROG0892726.
Vulcão Osorno

 Nosso roteiro de Puerto Varas à Santiago

 Saímos de Puerto Varas em direção à Temuco (336 km / 3hrs e 50min), onde paramos para almoçar no restaurante La Pampa, gastamos 36.520 pesos e adoramos o atendimento e a comida.

Depois da parada para o almoço, seguimos viagem até Chillán (277km / 3hrs e 10min), onde nos hospedamos por 1 noite no Gran Hotel Isabel Riquelme. E vale ressaltar aqui o quanto ADORAMOS o atendimento de TODOS os funcionários.

Pretendemos voltar à Chillán na temporada de inverno para esquiar =)

chillan

No dia seguinte tomamos um café da manha delicioso e seguimos viagem até Santiago (405 km / 4hrs e 20min). Devolvemos nosso carro e ficamos por mais 1 noite em Santiago no mesmo hostel que nos hospedamos no começo da viagem (Hostel H Rado) pois nosso vôo seria no dia seguinte.

DICAS DO V.C.
Metrô em Santiago: 
O metro é uma boa opção para conhecer os principais pontos turísticos de Santiago. Existem mais de 100 estações!
Fiquem atentos com os horários de pico, além da tarifa ser um pouco mais cara, dependendo da estação, fica MUITO lotada!
tarifa-metrô santiago
Tarifário de abril/2016
A gente instalou o aplicativo Metro Santiago (IOS e Android) nos nossos celulares. O que nos ajudou muito.
20110201-plano-de-red
Mapa de metrô
– Para mais dicas sobre o metro de Santiago:
 – Site do metro de Santiago:
Dirigir no Chile: Basicamente como dirigir numa grande capital brasileira, apenas atenção como deixar sempre as luzes externas do carro ligadas e com os pedestres que realmente exercem a preferência no trânsito das cidades.
Uma curiosidade triste é que durante todo o nosso trajeto até o sul do Chile, vimos muitos (muitos mesmo) cachorros e gatos atropelados. Também vimos muitas “capelinhas” com cruz e velas nos acostamentos.
Comidas típicas que experimentamos:
 – Palta: é abacate, pode ser servido em forma de creme ou em pedaços. E é muito normal comer palta em cachorro-quente, hambúrguer ou até mesmo com a comida. Eu (Ciça) amei! Já o Vi nem experimentou hehe
 – Centolla: um dos pratos mais famosos e típicos do Chile. Centolla é uma espécie de caranguejo gigante. Experimentamos apenas em Puerto Varas, no sul do Chile, e adoramos.
 –Empanada: parece um pastel assado. Os recheios mais comuns são de queijo e pino (carne, cebola, tomate, azeitona, ovo, uva passa).
Suco de Framboesa: suco natural de framboesa é muito comum de encontrar. E é uma delícia!
Ceviche: a origem é do Peru, porém se espalhou pela América Latina e principalmente pelo Chile. Ceviche consiste basicamente em pedaços de peixe cortados em cubos e marinados no limão. Dependendo do restaurante, é servido com cebola roxa e alguns outros ingredientes.
 RESUMÃO DO V.C.
  • Onde? Chile
  • Quando? Abril/2016
  • Agência Viaja Brasil (passeios e transfer em Santiago):
    • Facebook : Viaja Brasil
    • Whatsapp da Dani, brasileira dona da agência: +56 96632-3355
  • Aluguel de carro em Santiago:
    • Carro 4 portas
    • Com ar condicionado
    • Categoria Economy
    • Km ilimitada
    • 9 diárias (pois não usamos em Santiago)
    • Incluso imposto IVA e tag  (pedágio automático de Santiago)
    • Empresa: Chilean Rent a Car
  • Gastos :
    • Passagens aéreas: $272,83 dólares/casal
    • Hospedagem total: $1006,01 dólares/casal
    • Alimentação: $898,42 dólares
    • Passeios: $409,40 dólares
    • Aluguel do carro: $372,88 dólares
    • Gasolina: $193,55 dólares
    • Pedágio: $85,21 dólares
    • Total para 1 casal: 3.238,30 dólares
      • Valor do Peso chileno em relação ao Real à época: 174
      • Valor do Dólar americano em relação ao Real à época: 3,72

 

FIQUE CONECTADO FORA DO PAÍS!!!!

Se as nossas dicas te ajudaram de alguma forma, nos ajude a continuar mantendo o blog atualizado adquirindo seu chip pelo link abaixo.

VOCÊ NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO! E nós recebemos uma pequena comissão que utilizamos para manter os custos do site =)

  • Chip de celular no exterior: Nós utilizamos em todas as viagens internacionais e sério…ajuda muitooo! Antes mesmo de ser nossos parceiros, a gente comprava o chip e sempre funcionou super bem! Recebemos o chip pelos correios em casa e já colocamos o chip no celular dentro do avião. Assim que chegamos o chip já está funcionando! Ele funciona em mais de 140 países! Para ver os preços e adquirir o chip basta acessar o link: EasySim4u

21 comments

  1. Nossaa…. parabéns pela matéria completissima!! Tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas com tanta informação. Me deu até vontade de arrumar as malaa e partir pro Chile.. rsrs. Parabéns ao casal. Bjss

  2. Parabéns pela matéria, rica em detalhes e informações ! Obrigada também pela atenção e resposta ao meu e-mail, vocês foram rápidos, precisos e cheio de vontade em ajudar. Parabéns pelo blog !!

    1. Obrigada Mary!! Ficamos muito felizes que tenha gostado, sabemos que todos ficamos apreensivos ao planejar uma viagem aos desconhecido.
      Do que precisar da gente, pode entrar em contato do jeito que voce preferir. Mais uma vez, BOA VIAGEM!! 😉

  3. Muito valioso suas dicas. Começando a planejar minha viagem ao Chile e está sendo bem útil. Tenho exatamente duas semanas e suas informações vão ajudar a ajustar os dias em cada lugar de uma forma mais adequada!!!! Parabéns ao casal pelo belo conteúdo apresentado!

    1. Olá Solange! Muitooo obrigada! Ficamos felizes que tenha gostado do post!!! Como foi a sua viagem???

  4. Oii gente! Vamos fazer uma viagem muito parecida com a de vocês, e adorei todas as dicas que deram. Tenho uma dúvida, em relação a postos de gasolina, na descida de Santiago a Pucón e Pucón a Puerto Varas, são escassos? Abraço!!

    1. Olá Livia!! Estávamos migrando de servidor e acabamos nao vendo sua mensagem. Caso ainda nao tenha ido viajar, nao tivemos dificuldade em encontrar postos de gasolina nesse trajeto.

  5. Parabéns, super explicado, vai nos ajudar muito iremos fazer o mesmo trajeto, indo um pouco mais ate, Puerto Chacabuco e Laguna de San Rafael. Iremos em 04 pessoas em maio 2018, obrigada, Solange

  6. Adorei o site! Nunca havia lido algo tão claro e bem detalhado. Parabéns! Estou seguindo vcs pelo Instagram.

    1. Olá Eliane!!!
      Muito obrigada!!! Ficamos felizes que tenha gostado do post!
      E que legal que você nos segue no instagram =)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *